Câmara Municipal de Belo Horizonte, através do Vereador Irlan Melo homenageia a Ong Fio de Luz, com placa de Honra ao Mérito, pelos serviços Sociais prestados a população de Belo Horizonte !
top of page
Horário de Funcionamento: Segunda á Quinta - 9:00 á 18:00 Hs - Sexta - 9:00 á 16:00 - Sábado e Domingo fechado
Buscar
Por Rádio São João del-Rei, segunda-feira 09/01/2023, 15:46
atualizado em: segunda-feira 09/01/2023, 15:46
A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) em São João del-Rei está realizando uma campanha de doação de cabelo humano. O projeto denominado “Desapega Rapunzel” é em parceria com a ONG Fios de Luz, de Belo Horizonte. As mechas de cabelos serão usadas para a confecção de perucas. O acessório colabora com a manutenção da autoestima das pessoas em tratamento oncológico que passam pelo processo de quimioterapia.
A Ong Fio de Luz foi fundada em 2017 pelo ex - massagista esportivo e Tricampeão Brasileiro pelo Minas Tênis Clube, Edmilson Marques – “Edy”. A organização sem fins lucrativos mantém uma fábrica de perucas, e produz o item, exclusivamente, para doação. A Fio de Luz é a única organização em Minas Gerais que promove esta ação solidária.
Quem estiver disposto a se solidarizar com a causa, puder e quiser fazer a sua doação devem comparecer e levar o cabelo até a sede da ASAPAC e, Mm São João Del - Rei. A instituição está localizada à Rua Ministro Gabriel Passos, número 232, no Centro. Para doar, é importante seguir algumas orientações: cabelo com comprimento de no mínimo 20 centímetros; os fios podem ter química ou tintura; a mecha deve estar amarrada e guardada em um saco plástico, para que fique mais seguro e protegido; os fios devem ser guardados completamente secos, uma vez que a umidade pode danificar o cabelo.
13 visualizações0 comentário
Atualizado: 24 de jul. de 2023
Ação auxilia na qualidade de vida de pacientes oncológicas; saiba mais !
Danilo Fernandes, secretário de Saúde; e Sandra Drago, secretária de Esporte e Lazer (Foto: Reprodução)
Na última terça-feira (20/12/2022), o Projeto Fios Rosa, em parceria com a ONG Fio de Luz, entregou 20 perucas à Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas para abastecer o banco de perucas da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Para a maioria das pacientes oncológicas, a perda dos cabelos é um dos efeitos colaterais mais temidos e angustiantes do tratamento. Por isso, o projeto Fios Rosa — liderado por Sandra Drago, secretária de Esporte e Lazer do município — estabeleceu parceria com a Fio de Luz, ONG situada em Belo Horizonte, para a confecção de perucas.
O processo funciona da seguinte maneira: o cabelo é arrecadado em salões de beleza parceiros da iniciativa (Corpus e Toque Final), no qual o corte é gratuito para quem deseja doar. Com as mechas coletadas, o material é enviado à Fio de Luz, que confecciona as perucas (recebendo uma quantidade dos cabelos para projetos próprios da organização).
“As perucas são aliadas necessárias para a melhora na autoestima, qualidade de vida e motivação das mulheres nessa luta tão importante. A paciente pode escolher o modelo que mais combina com ela assim que é iniciado o tratamento”, explicou Sandra.
A UNACON é um equipamento de saúde pública que atua no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, sendo referência na região do Extremo Sul baiano para a população de Teixeira de Freitas e dos 21 municípios vizinhos.
28 visualizações0 comentário
bottom of page