top of page

Lafaiete ganha banco de perucas da Ong Fio de Luz

Atualizado: 11 de mar. de 2022

A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), deu mais um passo em benefício das pacientes atendidos pela unidade......





A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), deu mais um passo em benefício das pacientes atendidos pela unidade. Por meio de uma parceria com a ONG Fio de Luz, a entidade consegue doar perucas para quem está em tratamento contra o câncer, trazendo uma qualidade de vida melhor aos beneficiados. Para a auxiliar social, Renata Gomes, a ação pode melhorar até a imunidade das pessoas em tratamento. “Tra­balho diretamente com as pacientes e vejo no olhar o medo, a insegurança e o pre­conceito que, infelizmente, ainda existe. Quando uma mulher vê o cabelo caindo é um desespero muito grande. En­tão, quando essa pessoa vem aqui, dou toda liberdade, a levo para a sala com espelho, crio um momento gostoso para ela escolher a peruca que se sentir bem. Isso passa uma segurança, melhora o tratamento, a imunidade e a mulher se sente mais bonita”, conta.

ONG Fio de Luz

O fundador da ONG Fio de Luz, Edmilson Marques, conta como surgiu a ideia de trabalhar com essa produção. “Em 2008, abri uma loja de cabelos em Venda Nova, perto de BH. Uma vez, chegou uma moça usando um turbante e comentando que se tivesse dinheiro, compraria cabelos para uma peruca. Ao ouvir seu relato, pedi que uma de nossas tecedeiras medisse sua cabeça, pois doaríamos uma peruca para ela. O tempo passou e um dia ela me procurou para contar que havia vencido o câncer. Isso foi um divisor de águas para mim. Viajei para São Paulo, comprei 80kg de cabelo e pedi que confeccionassem todos em perucas. Separei 70% para doações. Assim nasceu a ONG Fio de Luz”, relembra. Presente em quatro estados brasileiros, Distrito Federal e até mesmo Atlanta, nos Estados Unidos, a ONG já ultrapassou a marca de cinco mil perucas doadas. “Se não fossem as doações, não haveria perucas para as pacientes. A partir de 20 cm o cabelo pode ser doado, não importa se tem química, se está pintado, se fez progressiva. Quero agradecer essa parceria muito importante. Isso é somar forças em prol daqueles que tanto precisam”, afirma Edmilson.

Sobre a Asapac

O gerente administrativo da Asapac, Rogério Barbosa, explica como funciona a atuação da instituição na cidade. “Todo nosso trabalho é mantido com doações. Hoje, atendemos cerca de 109 pacientes. Ajudamos com cestas básicas, fralda geriátrica, suplemento alimentar, remédios que o SUS não fornece, emprestamos camas hospitalares, cadeiras de rodas. Também trabalhamos com psicólogos, nutricionistas, assistente social, podólogo e o artesanato, que durante a pandemia não está funcionando”.

Serviço

Asapac Facebook Instagram: Asapac Lafaiete (31) 3763-8548

ONG Fio de Luz www.ongfiodeluz.org.br Instagram: @ongfiodeluz_


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page